Serviço de Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Pandemia
O curso de extensão “Serviço de Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Pandemia - Covid-19” aprovado pela Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas em Educação do Ministério da Educação. O curso é inspirado na versão elaborada, apresentada e aprovada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Em função dessa pandemia, uma série de recomendações foram divulgadas para combater a contaminação humana, uma vez que não existe até o presente momento nenhum tipo de vacina capaz de imunizar as populações do mundo inteiro. Por isso, é necessário adotar as seguintes providências: isolamento e tratamento dos casos identificados, testes massivos e distanciamento social. No âmbito da política de educação, as atividades educacionais presenciais foram suspensas visando diminuir as formas de contágio e foram adotadas desde então estratégias pedagógicas de ensino remoto em caráter emergencial.
Em relação à Educação Especial, modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de educação, como previsto na LDB, o CNE se posicionou no item 2.13, pp. 14-15, reafirmando que “as atividades pedagógicas não presenciais aplicam-se aos alunos de todos os níveis, etapas e modalidades educacionais”, inclusive aos alunos com “altas habilidades/superdotação, deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidos pela modalidade de Educação Especial.”
As famílias são fundamentais nessa hora, uma vez que elas estão junto aos alunos durante o isolamento. Devido ao risco de contaminação dos próprios alunos, não há possibilidade de que os professores e mediadores frequentem a casa dos alunos para ajudar as famílias com a realização do AEE. Ao mesmo tempo, a maior parte das famílias não possui formação acadêmica. Além dos cuidados diários, as famílias estão sendo convidadas a seguirem as orientações dos professores do AEE para que as atividades pedagógicas planejadas possam chegar até os alunos da Educação Especial.
Para promover a acessibilidade educacional para todo o público da Educação Especial (alunos “altas habilidades/superdotação, deficiências e Transtorno do Espectro Autista - TEA”), podem-se utilizar variados mecanismos de acesso à internet e às redes sociais, por meio de recursos, como, por exemplo, aparelho celular e computador, ou por meio de comunicados impressos entregues aos pais via escola e kits pedagógicos.
Nesse sentido, o curso “Serviço de Atendimento Educacional Especializado no Contexto da Pandemia - Covid-19” representa uma possibilidade de formação que contribua para minimizar os efeitos do momento.
Nossa Equipe
Objetivos do curso
Oferecer formação continuada para professores da educação básica sobre o Serviço de Atendimento Educacional Especializado dos sistemas de ensino em educação remota durante o período de pandemia devido ao COVID-19.
- 1. Conceituar o Serviço de Atendimento Educacional Especializado no âmbito dos Serviços da Educação Especial: sala de recursos multifuncional ou em sala de recursos específica, classe comum ou classe especial, atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar, centros de atendimento educacional especializado ou em redes conveniadas.
- 2. Definir o público da Educação Especial como estudantes com “deficiência/impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”
- 3. Apresentar aos professores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado ao contexto das metodologias ativas, plataformas e aplicativos que viabilizem o processo educacional por meio da elaboração do PEI;
- 4. Conscientizar os participantes sobre os temas transversais pertinentes ao momento atual, como cuidados com a saúde, COVID-19 e conteúdos temáticos do interesse dos estudantes público da Educação Especial;
Ementa do curso
Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) no contexto da educação brasileira: fundamentos legais do ensino remoto; público da Educação Especial; espaços diferenciados de ensino; modalidades de SAEE com metodologias ativas de aprendizagem; recursos materiais ou tecnológicos; apoio pedagógico/acompanhante especializada; carga horária/temporalidade; Plano de Ensino Individualizado (PEI): promoção do acesso ao currículo, definição dos objetivos de ensino, do conteúdo ensinado em parceria com o estudante e quando necessário com a família, ao método de ensino, ao processo de avaliação;
- a. Impedimento intelectual: Conceituação de deficiência intelectual segundo Associação Americana para Deficiência Intelectual e Desenvolvimento- Condições Múltiplas associadas à deficiência intelectual - Alunos com condições raras - O conceito de suporte e funcionalidade e aplicabilidade na construção do Plano Educacional Individualizado - Mediação Pedagógica e Processos de Ensino e Aprendizagem - Abordagens educacionais ao longo do ciclo de desenvolvimento e suportes para transição nos níveis de ensino, para o mundo do trabalho e vida adulta. Projetos de metodologias ativas, produção de material didático acessível e tutoriais de ensino para alunos com deficiência intelectual – Propostas pedagógicas para Atendimento Educacional Especializado em Ambiente Hospitalar e Domiciliar.
- b. Impedimento Sensorial – cegueira: Inclusão escolar dos estudantes com impedimento visual: conceitos, etiologia e características. Complementação curricular específica para estudantes com impedimento visual. - Tecnologias assistivas e recursos didáticos adaptados para o ensino e a aprendizagem dos estudantes com impedimento visual: recursos ópticos, não ópticos, específicos, eletrônicos, de informática, facilitadores da matemática e didáticos adaptados para estudantes com impedimento visual. A produção de livros em Braille/Tinta, livros falados e audiolivros. Cuidados com o estudante com impedimento visual em tempos de pandemia pelo Covid-19. Metodologias ativas para o atendimento educacional de estudantes com baixa visão e cegueira.
- c. Impedimento Sensorial – surdez: Conceituação de surdez na perspectiva linguística e pedagógica; Língua e cultura surda em contexto escolar: A centralidade da pedagogia visual; Os três momentos didático pedagógicos do AEE para alunos surdos: 1- AEE em Libras/ 2- AEE para o ensino de Libras/ 3- O AEE para o ensino de Língua Portuguesa escrita; Projetos com metodologias ativas e visuais para o atendimento educacional de alunos surdos. 4 - Produção de material didático-pedagógico (prático e de baixo custo) para surdos e surdocegos (com outros comprimentos).
- d. Impedimento Físico: Conceitos básicos sobre Impedimento Físico e múltiplos; identificação dos alunos com impedimento físicos e múltiplos; identificação das tecnologias assistivas; processos de ensino - aprendizagem por segmento utilizando tecnologia assistiva; processos de ensino-aprendizagem por segmento utilizando metodologia ativa; atendimento educacional para impedimentos físicos e múltiplo.
- e. Transtorno do Espectro Autista (TEA): Conceitos básicos sobre Autismo, processos de ensino-aprendizagem para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo por segmento utilizando metodologias ativas; currículo adaptado para o atendimento educacional especializado do autista; criação de estratégias pedagógicas para o AEE; o atendimento educacional para as múltiplas deficiências e comorbidades do TEA.
- f. Altas Habilidades ou Superdotação: Conceitos de AH/SD; Identificação de estudantes com AH/SD; Modalidades de AEE; Projetos para AH/SD com Metodologias Ativas de Aprendizagem; PEI; Dupla Especificidade (ou Dupla Excepcionalidade, ou Dupla Condição).